Caspas no Bebê? É possível?

Caspas no bebê, como assim?

Tão lindo o bebê, com esse cabelinho nascente e… caspas? Mas, seria isso possível?

Não, mamãe, nem um pouco possível. Essa crostinha que se forma e que se despedaça na verdade se chama crosta láctea e é mais comum do que se imagina. O que causa esse problema de caspas no bebê? Pode ser uma combinação de excesso de gordura na pele e irritação causada por um fungo, mas a causa específica ainda não é muito precisa. Alguns pediatras acreditam que a amamentação causa isso, dado o nível de gordura presente no leite materno, que consequentemente deixaria a pele do bebê mais oleosa ou até mesmo dos hormônios da mamãe que passam para o bebê, o que ativaria e estimularia suas glândulas sebáceas.

Logo, não é por falta de banho que o seu pequetuxo está descamando. O problema tende a aparecer logo nas primeiras semanas até no máximo, os 12 meses. É importante ressaltar também que esse sebinho não coça e tampouco irrita o bebê, porém é preciso tratar para que o quero não evolua para uma irritação de pele.

Se você quer saber mais sobre o primeiro ano do seu bebê, clique aqui.

Um dos fatores primordiais é a transpiração, portanto, se não estiver fazendo muito frio, evite cobrir a cabeça do bebê e dê sempre preferência para roupinhas de algodão ou de malha – aqui na loja da Pequetuxo você encontra várias peças leves e bonitas para evitar esse tipo de problema. Aplicar um óleo emoliente, 100% vegetal e hipoalergênico. Aguarde um pouco – em torno de dois minutos – para que as crostas amoleçam e então, passe suavemente um pente fino no couro cabeludo para que as casquinhas desgrudem. No banho, utilize um pedaço de algodão para ajudar a remover o óleo da pele e enxágue bem. Finalize com um pente de cerdas macias e retire as lascas que ficarem suspensas no couro cabeludo.

Esse processo deve ser bem delicado e em hipótese nenhuma deve-se tirar as casquinhas do bebê pois pode gerar um quadro de infecção muito mais grave, todos os processos de tratamento da crosta láctea devem ser feitos com muita delicadeza, respeitando a sensibilidade da pele do bebê.

Nenhum Comentário

Faça um Comentário

Something is wrong.
Instagram token error.
Load More
Siga-nos no @Instagram