O recém-nascido: entenda os primeiros dias do seu bebê.

 O recém-nascido: entenda os primeiros dias do seu bebê.

É considerado recém nascido o bebê com até 28 dias de vida. Esse período, apesar de delicioso, é também o mais complicado. Isso porque as mamães, principalmente as de primeira viagem, não sabem muito bem como agir. Por isso, podem achar alguns comportamentos estranhos no que diz respeito ao bebê. Para tornar essa fase um pouco mais fácil, separamos algumas dicas que vão ajudar a entender melhor e tirar algumas dúvidas muito comuns entre as novas mamães.

 

A posição do bebê.

Ao nascer, o bebê vai se acostumando aos poucos a estar fora da barriga, por isso, durante um tempo, ele parece sim estar meio encolhido, ainda em posição fetal, e é normal que demore um pouco para que fique completamente esticado.

É importante saber que os recém-nascidos ainda estão se ajustando à nova realidade em que estão inseridos. É comum que eles prefiram ficar embrulhados e em posições que lembrem o conforto do útero materno. Uma dica é enrolar o bebê como um “charutinho” e fazer o banho no ofuro (recipiente parecido com um balde em que se coloca água morna).

 

Come e dorme!


Após o nascimento é normal que o bebê perca cerca de 10% de seu peso na primeira semana. Por isso, alimentar o recém-nascido é fundamental. É comum que o bebê queira mamar a cada 2 ou 3 horas. Assim, em cerca de 2 semanas após sair da maternidade, recupera o peso que perdeu ao nascer. A partir daí, o normal é que o recém-nascido engorde de 20 a 30 gramas por dia e cresça até 2 centímetros por mês.

E se precisar ser amamentado é algo que acontece com certa constância, dormir vem logo em sequência. Em um dia, o bebê costuma dormir até 20 horas, dividindo esse tempo em períodos de 8 horas. O tempo de sono do neném muda de acordo com seu crescimento.

Por isso, é importante ajudá-lo a dormir com tranquilidade desde muito cedo, pois é fundamental para o seu desenvolvimento. Até o final do primeiro mês, o bebê costuma estabelecer algum tipo de padrão tanto na alimentação quanto no sono.

O bebê se comunica.

Embora ele passe a maior parte do tempo mamando e dormindo, é importante estar atenta aos reflexos do seu bebê. Após o nascimento, a criança está tentando se adaptar aos novos estímulos a que é submetida. Por isso, se comunica da única forma que sabe: chorando.

Nesta etapa, age de acordo com o ambiente. O bebê mais fica tranquilo quando alguém fala com ele ou o segura no colo. Muitas vezes, responde emitindo algum tipo de sonzinho. E a maior parte dos bebês gosta de colo, carícias, beijos, massagens e até passeios. O toque entre mamãe e bebê é sim um importante meio de comunicação.

Os bebês nesta fase ainda não têm uma rotina de horários, mas com o tempo, isso vai se estabelecendo. Com o passar dos dias, as mamães também vão saber identificar melhor, pelo o som, o motvivo do choro do seu bebê (fome, frio, calor, fralda suja ou dor).

 

A visão do bebê.

Quando bebê nasce, sua visão ainda não tem muito foco, é imprecisa. Inicialmente, o alcance da visão é de 20 a 30 centímetros. Por isso, é importante ficar sempre muito pertinho. Nessa fase, o rosto da mãe vai ser o que há de mais interessante para o bebê. Algumas pesquisas comprovam que o bebê dá preferência à visão da face humana quando comparada aos demais objetos.

Outra coisa que também acontece e, muitas vezes, assusta as mamães são os sinais de “estrabismo” que aparecem nesse período. Os bebês, às vezes, ficam meio “vesgos” e isso é normal, se for esporádico. Com o tempo, esses detalhes se ajustam, e as crianças passam a identificar normalmente os objetos com a visão alinhada.

 

Cordão Umbilical.

Muitas mamães têm receio de manipular o umbigo do seu pequetuxo, pois acham que podem machucar o bebê ou que ele vai sentir alguma dor. Podem ficar tranquilas, o bebê não sente dor nenhuma. A higiene do coto umbilical é importantíssima para evitar infecções, a limpeza deve ser realizada com álcool 70% e hastes flexíveis, após o banho do recém nascido e a cada troca de fralda. A mumificação, ou seja, a queda do coto umbilical varia de 07 a 15 dias.

Nenhum Comentário

Faça um Comentário

Something is wrong.
Instagram token error.
Load More
Siga-nos no @Instagram