Você sabe o que é o Baby Led Weaning?

Já pensou em deixar pra lá colheres e papinhas para que o seu bebê se alimente sozinho e controle sua alimentação? Pode parecer estranho, mas essa é a proposta do Baby Led Weaning (desmame guiado pelo bebê em inglês).

Criado por Gill Rapley, uma consultora de saúde britânica, essa técnica diz que bebês com mais de 6 meses de vida, na hora que já é possível inserir sólidos na dieta alimentar, se alimentam sozinhos, estabelecendo o próprio ritmo de comida, conhecendo novas texturas, sabores e, claro, se divertindo.

É normal que o método cause um certo estranhamento aos pais que estão acostumados a dar comida ao bebê e, na maioria das vezes, o alimenta com papinha. Mas a consultora diz que a papinha é desnecessária e que a preocupação não deve afastar os pais da técnica, visto que o bebê só vai comer com a supervisão da mamãe e do papai.

Os benefícios dos Baby Led Weaning são vários:
O bebê começa a fazer parte da hora de comer da família, comendo todos juntos.
Ele começa a aprender sobre a comida, suas texturas e sabores, ajudando para que ele não tenha problemas no futuro com algum alimento específico ou temperos.
Não é pressionado para comer, transformando a hora da comida em um momento muito mais gostoso e especial.

Claro que, como toda técnica, deve ser implementada aos poucos para que o bebê (e a mamãe!) não a considere uma mudança estranha e muito brusca, porém para deixar tudo muito mais fácil separamos algumas dicas:

1. Meu bebê está pronto?
Para entender se o seu pequetuxo está pronto para se alimentar sozinho, é necessário ficar atenta a algumas coisas: se ele consegue ficar sentado sem suporte, se já perdeu o reflexo de propulsão (quando o bebê empurra sólidos da boca com a língua) e se ele tenta mastigar (mesmo sem dentinhos), o bebê está pronto.

2. O que posso preparar?
Muitas coisas! Mas tente começar com verduras e legumes moles, como abacate, banana, cenoura ou batata cozida e até clara de ovo cozido. Corte tudo em tamanho para que o pequetuxo consiga pegar com as mãos sem nenhum problema.

E é isso! O Baby Led Weaning não é nenhum bicho de sete cabeças e muitas mamães já usam a técnica no dia a dia sem nem perceber, mas é muito importante se inteirar sobre toda essa discussão para encontrar a melhor forma para alimentar o nosso pequetuxo, né?

Nenhum Comentário

Faça um Comentário

Something is wrong.
Instagram token error.
Load More
Siga-nos no @Instagram